PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Projetos

Formar novos líderes e contribuir ativamente para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do município, estado e país. Esses são os principais objetivos da Associação de Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza, entidade precursora do movimento jovem empresarial no Brasil, há mais de 20 anos atuando em prol do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens empreendedores, representando e formando opinião de seus associados acerca de assuntos relevantes para a sociedade e estimulando o espírito cívico para a formação de novas lideranças.

No decorrer da sua história, a Associação tem registrado sólidos e positivos resultados com os seus projetos; entre seus associados estiveram algumas das maiores personalidades dos cenários social, econômico e político da capital e do Estado do Ceará.

Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos de mediação empresarial foi criado com o objetivo de estudar temas referentes à gestão empresarial, finanças, biografias de sucesso e as tendências sobre o que há de mais avançado sobre empreendedorismo. Realizado mensalmente, os encontros visam despertar a motivação para a leitura, assim como estimular o desenvolvimento pessoal dos participantes desse projeto, criando mais um canal de comunicação e integração entre os associados da AJE Fortaleza.

Mulher Mente Criativa

A AJE Fortaleza promove o evento Mulher Mente Criativa que compõe uma roda de conversa com mulheres cearenses empreendedoras com destaque no mercado cujo objetivo é o de apresentar a trajetória destas mulheres e quais as peculiaridades femininas que contribuem para o sucesso dos negócios.

Projeto Radar

O Projeto Radar é um fórum de discussão para debater assuntos de interesse social, ambiental e econômico do Estado. Por meio das informações adquiridas durante o encontro, a AJE Fortaleza permitirá criar um ambiente saudável de discussão entre os participantes, com o objetivo de emitir o posicionamento da entidade sobre os temas debatidos.

Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios tem o objetivo de fomentar negócios entre as empresas dos associados, parceiros e patrocinadores da AJE Fortaleza. São eventos de curta duração desenvolvidos através de reuniões de negócios que demandam e ofertam produtos e serviços, acontecendo em locais e horários pré-estabelecidos.

InterAJE

Com o intuito de promover a integração entre seus associados, a AJE Fortaleza realiza mensalmente encontros sociais com novos e antigos membros da entidade. Os convidados têm a oportunidade de conhecer mais sobre a associação, seus valores, princípios e principais projetos que serão executados durante a gestão vigente. O evento também possibilita a criação de um vínculo duradouro de amizades e relacionamentos, assim como a ampliação de um networking saudável capaz de gerar futuros negócios, projetos e parcerias.

Café com Debate

O Café com Debate consiste em encontros mensais nos quais os associados da AJE Fortaleza e convidados da entidade têm a oportunidade de se encontrar com líderes políticos relacionados ao Estado do Ceará, cujo intuito é o de expor ações do poder público, realizar reivindicações e cobranças em prol do empreendedorismo e desenvolvimento socioecônomico do Estado, promover a aproximação junto aos entes políticos, permitindo a participação no desenvolvimento de políticas públicas para jovens empreendedores, discutindo assuntos de interesse do setor produtivo e criando um ambiente favorável à cultura empreendedora no Brasil e à livre iniciativa, permitindo o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade.

Almoço Empresarial

O Almoço Empresarial é um tradicional projeto da AJE Fortaleza, cujo objetivo é promover um encontro dos associados com um empresário que possua uma atuação destacada no mercado de trabalho. Esse projeto é integrado por uma série de encontros, geralmente mensais, nos quais um nome representativo do empresariado brasileiro é convidado para expor sua trajetória de sucesso aos associados da AJE Fortaleza com a finalidade de gerar um aprendizado e troca de experiência com os empreendedores que iniciam seus negócios. Os participantes têm ainda a oportunidade de ter contato direto com estes grandes empresários, podendo formular perguntas diretamente ao empresário palestrante e construir networking.

Feirão do Imposto

O projeto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade para informar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão do Imposto se tornou uma ação nacional, liderada anualmente pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), para conscientizar a população sobre o quanto se paga em impostos, durante a realização do projeto nos estados, inúmeros produtos são expostos, evidenciando os valores de cada item com ou sem impostos a fim de estimular o acompanhamento da destinação dos tributos. Em maio de 2015, por iniciativa da AJE Fortaleza, foram vendidos na capital cearense 4.000 litros de gasolina com desconto de 55%, percentual equivalente à carga tributária que incide sobre o combustível, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).