PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
(85) 3244-7909 / (85) 98703-7815 / (85) 99734-4133
aje@aje.org.br

Posse AJE Fortaleza

23 de março de 2017

 

DISCURSO DE POSSE 2017 ( Fernando Laureano )

Boa noite a todos!

Começo saudando a mesa da direita para esquerda(NOMINAR).

Obrigado pela presença de todas as autoridades, ex-coordenadores gerais, familiares e amigos.

Gostaria que as 3 mulheres da minha vida se levantassem – (Minha mãe – Maria José, Minha esposa – Riany e minha filha – Maria Fernanda) uma salva de palmas por favor. Obrigado pai e mãe por minha educação e dos meus irmãos Rendell e Renan.

Acabado as saudações, iremos agora à nossa realidade!

A AJE Fortaleza vem ao longo dos seus 27 (vinte e sete) anos cumprindo rigorosamente seus princípios e valores idealizados por 2(dois) grandes homens: Democrito Dummar (ser dotado de uma visão futurista absurda e Cleber Aquino- homem com posicionamento firme e extremamente didático nos quesitos: Ética, cidadania e empreendedorismo.

São com estes princípios: Apartidarismo, associativismo, cidadania, contribuição para o desenvolvimento do Ceará, crescimento pessoal e empresarial dos associados, democracia, ética, inter-independência, juventude, não utilização da entidade em promoção pessoal e/ou empresa, pró-atividade, responsabilidade sócio-ambiental e ser empresário que a AJE vem cumprindo seus objetivos de formar jovens lideranças e fomentar o empreendedorismo. Já são mais de 3.000 jovens passados pela AJE Fortaleza e cito sempre o exemplo do cônsul brasileiro André Saboya, hoje em Shanghai na China que pertenceu ao nosso movimento em 1991, mostrando que não somos apenas o movimento pioneiro no Brasil, hoje com 36.000 jovens, mas também estamos ultrapassando os continentes.

Mostramos um pouco do que é a AJE Fortaleza e agora convido todos vocês a refletirem comigo alguns pontos:

* Onde queremos chegar sem educação de qualidade para todos na “primeira infância”?

* Onde queremos chegar com a falta de empreendedorismo, onde 1 americano produz por 4 Brasileiros em um mundo tão globalizado e competitivo?

* Onde queremos chegar com essa grande falta de representatividade política?

* Onde queremos chegar com a falta de patriotismo?

* Onde queremos chegar com tanta desigualdade social?

* Onde queremos chegar com a maioria dos meios de comunicação priorizando a divulgação dos casos de violência?

* Onde queremos chegar com a falta de água?

Enfim, onde queremos chegar com a destruição da família e com a inversão de valores?

Precisamos nos unirmos e encontrarmos soluções concretas para estas questões.

Este ano faremos 3 missões empresariais, a primeira missão será a Regional para o Cariri onde conheceremos as principais empresas, bem como o estilo de gestão da prefeitura, na oportunidade a Fajece representada pelo meu amigo Demétrius fará a solenidade de posse da AJE Cariri. A segunda missão será a Nacional para Goiás onde conheceremos o Agronegócio Brasileiro, segmento este que vem segurando economicamente o Brasil neste período de crise. A terceira missão será para Israel/Amsterdã onde visitaremos empresas com projetos de captação de água, dessalinização, reutilização de água, iremos ao Silicon Wadi, que é a área com alta concentração de indústria com tecnologia de ponta, bem como a Universidade de Tel Viv onde conheceremos as startups que são parceiras do setor empresarial.

Daremos também continuidade aos nossos almoços empresariais e políticos onde convidamos estas pessoas com o intuito de partilhar seus desafios, histórias vividas e visão de futuro. Continuaremos com nossos cursos de capacitação onde daremos ênfase aos assuntos de liderança, negociação, autoconhecimento e mentalidade criativa. O projeto teoria x prática continuará inspirando os jovens nas universidades com os casos de sucesso.

Meus amigos, a AJE Fortaleza desenvolve projetos que vão muito além dos interesses da classe empresarial e é com esse diferencial que pretendemos realizar 4 grandes projetos com o apoio de todos vocês e entregar a sociedade cearense. São eles:

1º O 5º Fórum de Jovens Lideranças Empresariais com o tema SUCESSÂO FAMILIAR, pois quase 100% das grandes empresas do nosso Estado são familiares;

2º Fórum de Ética e Cidadania na Empresa e na Política, pois passamos por um momento péssimo nos valores éticos e morais do nosso país;

3º O DLI – Dia de Liberdade de Imposto será no dia 31/05/2017, pois trabalhamos até esta data do ano para pagar os impostos de nosso país deixando assim nossas empresas desde o nascedouro quase que fadadas ao fracasso devido a esse sócio majoritário de pouco temos de retorno. E, por último o projeto que consideramos mais importante e estamos denominando de “Concurso da Água”, pois passados 102 anos da famosa “Seca do quinze” estamos novamente passando pela maior seca em nosso Estado, sabemos que não existe atração de investimento, desenvolvimento sócio-econômico, aumento significativo do nosso PIB sem água, pois Água é VIDA. Queremos com este concurso atrair idéias voltadas para captação e reutilização da água onde queremos desenvolver a metodologia em conjunto com o setor acadêmico, com isso estaremos também difundindo a conscientização e a gestão dos nossos recursos hídricos.

É com um sentimento de gratidão e ao mesmo tempo de muita responsabilidade que assumo a AJE neste ano, agradeço a todos os associados em acreditar em mim e em nossa coordenação adjunta formada por Rafael Albuquerque, Valdemir Alves, Renan Sampaio, Romualdo Neto, Leonardo Amaral, Josias Júnior, Rerison Viana e Yuri Torquato, bem como demais gerentes.

São com estes princípios, valores, projetos e reflexões que convido a todos vocês a voltarem a acreditar no nosso Ceará e no nosso Brasil.

Agradeço aos meus filhos Raoni, Rian e Maria Fernanda por todo amor.

Encerro minhas palavras dizendo o que acredito muito: O Homem pra ser feliz precisa de 3 coisas: Fé em Deus, Família e amigos como todos vocês.

Forte Abraço.

Fernando Laureano
Coordenador AJE Fortaleza 2017